O Ministério da Agricultura divulgou um estudo que prevê um aumento significativo na produção de grãos no Brasil nos próximos dez anos. Segundo as projeções, o país deve alcançar a marca de 390 milhões de toneladas na safra 2032/33, representando um crescimento de 24,1% em relação à safra atual de 313,8 milhões de toneladas. Esse crescimento será impulsionado principalmente pelas lavouras de soja, milho segunda safra e algodão, com uma taxa de incremento de 2,4% ao ano alavancado pela maior produtividade. A estimativa é que a área plantada com grãos no país cresça 19,1%, atingindo 92,33 milhões de hectares na safra de 2032/33.
O Brasil deve consolidar sua posição como um dos maiores exportadores mundiais de grãos. Para a soja, a previsão é exportar 121,4 milhões de toneladas, representando 60,6% dos embarques globais. Já para o milho, o país exportará 69 milhões de toneladas em 2032/33, respondendo por 30% dos embarques globais.
Além disso as projeções do Ministério da Agricultura sinalizam um cenário promissor para o setor agrícola brasileiro, com perspectivas de aumento da produção e fortalecimento da posição do país como um dos principais players do mercado global de grãos.
(https://www.pixnewsms.com.br/rural)